WhatsApp

WhatsApp: Como desbloquear utilizando a biometria?

Recentemente o WhatsApp liberou uma ferramenta de segurança que condiz no seu desbloqueio pelo uso da impressão digital. Embora ela já seja utilizada para desbloquear celulares da maioria das marcas popularmente conhecidas, sua aplicação no aplicativo de conversas aumenta ainda mais a segurança dos dados que nele estão presentes.

Assim, o aplicativo anunciou que tanto celulares do tipo Android quanto iPhone teriam acesso à possibilidade de bloqueio e desbloqueio de sua interface com o uso da digital. Dessa maneira, mesmo que o celular esteja desbloqueado o aplicativo não o estará.

Isso pode evitar grandes transtornos relacionados ao acesso de dados por alguém que está mexendo no seu celular para outros fins. Também, aumenta a privacidade dos arquivos e dados que ali são compartilhados.

WhatsApp

DICA: aproveite seu smartphone ao máximo: conheça o Maistim.com.br e contrate planos agora mesmo!

Segurança do WhatsApp é reforçada com aplicação de biometria

A empresa proprietária do aplicativo de conversas, Facebook Inc., vem constantemente colocando em prática algumas ações que prometem aumentar a segurança do usuário. A importância disso aumenta ainda mais diante de ações constantes de hackers.

A possibilidade de bloqueio e desbloqueio do aplicativo de conversas com o uso da impressão digital já está disponível para celulares do modelo iPhone, com sistema iOS, desde fevereiro o ano passado. Para Android, a opção de proteção foi disponibilizada há pouco tempo e em versão de testes.

A versão beta 2.19.221 do WhatsApp é que permitiu que os usuários do aplicativo que tenham celular Android a camada extra de proteção. Dessa maneira, quando a ferramenta destinada às conversas ficar sem uso por certo tempo, ela será bloqueada. Assim, independentemente do bloqueio ou não do celular, é necessário usar a biometria para ter acesso ao app novamente.

WhatsApp

O tempo que deve transcorrer para que o bloqueio automático seja colocado em prática, aliás, é pré-determinado pelo próprio usuário.

O bloqueio do aplicativo pode ocorrer tanto para acesso completo das notificações, que geralmente apresentam o conteúdo parcialmente, ou apenas para adentrar nele e ver as mensagens de maneira completa.

Uso da impressão digital para desbloqueio do WhatsApp no Android

Caso seu celular utilize sistema de operação Android e você tenha interesse em utilizar o bloqueio do aplicativo de conversas por biometria, são necessários alguns passos simples.

Primeiramente, é necessário abrir o aplicativo. Em seguida, deve-se clicar nos três pontos que estão localizados no canto superior direito da tela do aplicativo e acessar as configurações. Dentro dessa seção, é preciso clicar, respectivamente, em “Conta” e “Privacidade”.

Por fim, deve-se habilitar a autenticação por impressão digital, que será detectada pelo posicionamento do dedo (geralmente indicador ou polegar) de diversas formas sobre o leitor biométrico do celular.

Nesse viés, cabe ressaltar que apenas os celulares que tenham detectores de biometria, ou seja, da impressão digital, são hábeis para o uso da função nova oferecida pelo WhatsApp.

Ainda, no momento em que você solicitar a habilitação da biometria, o aplicativo de conversas questionará quando o bloqueio deverá ocorrer, se imediatamente após a interrupção de uso ou, ainda, com o intervalo de 30 segundos. Ainda, é possível configurá-lo com tempo diverso, conforme sua preferência.

Por fim, destaca-se que essa opção de segurança do aplicativo utilizado em celulares Android ainda está em fase de testes. Portanto, não há garantia de que ele já esteja disponível no seu telefone móvel. Caso esse seja o caso, deve-se consultar se a atualização do WhatsApp já está disponível ou, então, aguardar a disponibilização dela.

Desbloqueio por ID para iPhone

Por outro lado, conforme já citado, a nova opção de segurança do aplicativo de conversas não é novidade para os dispositivos da Apple, os iPhones, que se utilizam do sistema operacional iOS.

Disponível desde fevereiro de 2019, o bloqueio e desbloqueio do WhatsApp com uso da impressão digital pode ser utilizado após poucos passos. Em primeiro lugar, é necessário clicar em “Ajustes”, opção localizada no canto inferior esquerdo do aplicativo.

Após, deve-se acessar, respectivamente, as opções Conta, Privacidade e Bloqueio de Tela. Finalmente, você deve clicar na opção “solicitar o Touch ID”. Pronto, seu celular estará habilitado para disponibilizar o acesso à ferramenta de conversas somente a partir da concessão da impressão digital.

Nesse caso, os celulares do tipo iPhone permitem que a configuração para bloqueio seja estabelecida para ocorrer após a passagem de um, 15 ou 60 minutos.

Embora a opção para os celulares com sistema operacional iOS já esteja disponível há algum tempo, os celulares com sistema Android devem adotá-lo para todos os celulares em breve, assim que as fases de teste sejam concluídas.

Essa opção é importante na medida em que permite que as informações, sejam elas concernentes a imagens, vídeos ou mensagens escritas que são trocadas pelo WhatsApp, fiquem protegidas. Isso evita diversos transtornos ao usuário e aumentam a segurança de quaisquer tipos de dados que são informados pela ferramenta.

Published by